
Modernizando o App de Serviços Financeiros para mais de 20k Usuários
Com um aplicativo mobile acessível, intuitivo e funcional, o Ventas, centralizamos todas as informações do empreendimento e facilitamos as etapas do processo comercial, simplificando a rotina dos vendedores e aumentando a eficiência das vendas.
Cliente
Uniprime
Data
2023 - 2024
segmento
Financeiro
escopo
Discovery
UI Design
Problema
O Grupo Plaenge utilizava ferramentas internas para os times Comercial, Contratos e Administrativo, com problemas críticos de integração, estabilidade e disponibilidade. Baseadas, em grande parte, em planilhas e documentos desconectados (arquivos em Excel), as ferramentas não se integravam entre si, gerando informações desencontradas, desatualizadas e confusas.
Isso exigia alto esforço operacional do time de vendas em tarefas que poderiam ser simplificadas, comprometendo o foco naquilo que o Grupo Plaenge e seus vendedores mais valorizam: oferecer uma experiência de alto nível aos clientes.

DESAFIOs e riscos
- Oferecer a melhor experiência para os cooperados
- Não tínhamos recurso financeiro para pesquisas e testes de usabilidade
- Limitações técnicas por conta da linguagem do backend
- Prazo curto para o redesign de todas as funcionalidades
responsabilidades
- Validar soluções com stakeholders.
- Criar e documentar o Style Guide.
- Criar wireframes e protótipos.
- Trabalhar em colaboração com Product Designer, Product Manager e desenvolvedores.
processo
Design é um processo! E, como todo processo, possui etapas. No entanto, elas não ocorrem de forma linear, sem idas e vindas. No presente projeto, não foi diferente: a constante iteração entre as etapas, especialmente entre descobrir e explorar, foi fundamental para aprofundarmos o entendimento dos problemas que precisávamos resolver. Esse movimento nos permitiu tomar decisões mais assertivas e construir soluções mais alinhadas aos objetivos.
Entendendo o usuário e a jornada de atendimento presencial
Com base nas entrevistas, foi possível identificar o perfil, as dores, as necessidades e a jornada feita pelo usuário nas Centrais de Vendas da Plaenge.
Essas informações foram usadas posteriormente para a condução de um workshop de Design Sprint e para a proposta de solução final.
A SOLUÇÃO
Em colaboração com stakeholders e analistas de negócio, criamos o aplicativo mobile Ventas, disponível para celular e tablet (Android e iOS). Criamos o seu MVP com as seguintes funções prioritárias:
- Ter a visibilidade da recepção de novos leads.
- Visão de vendas.
- Detalhes de empreendimentos.
- Espelho de vendas.
- Simulação para aquisição de imóvel.
- Cadastro de documentos do cliente.
- Envio de propostas de compra.
Aprendizados
No Ventas, tive a oportunidade de atuar em um projeto de grande porte e de lidar com stakeholders para garantir objetivos alinhados entre usuários e negócios. Participei de todas as etapas do processo de Design, desde o entendimento do problema até a exploração e materialização das soluções. Além disso, organizei entregáveis que reúnem princípios do produto, biblioteca de componentes e padrões de comportamento.